Conheça aqui as entidades beneficiadas

  1. Claretiano Colégio de São José
  2. Lions Clube Batatais
  3. Lar São Vicente de Paulo (Vila Vicentina)
  4. Rotary Club Batatais
  5. Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde
  6. Loja Maç⊚nica Amor e União 282
  7. Cavaleiros de Aço Batatais
SHOWS AO VIVO
TODOS OS DIAS
CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Loja Maçônica Amor e União 282

Projeto Social: Associação dos Amigos dos Idosos AMOR E UNIÃO

 

A associação dos Amigos dos Idosos é uma associação sem fins lucrativos, mantida pela loja Maçônica Amor e União nº 282 - Batatais-SP.

 

Tem como prioridade no atendimento as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social e em especial, idoso com vivência de isolamento, cujas necessidades, interesse e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço. Vale ressaltar que a Associação se enquadra no sistema “Centro-dia”, em que o idoso chega pela manhã, e retorna para sua casa no final da tarde.

 

Com os idosos chegando pela manhã, e retornando a sua casa no final da tarde, oferece cuidados de higiene, café da manhã, almoço e lanche da tarde, recebendo a supervisão de profissionais capacitados e equipe técnica especifica para atendimentos individuais e familiares.

 

A instituição proporciona atividades para que os idosos tenham a oportunidade de participarem de um espaço de convivência, assegurando-lhes os direitos de acolhida, de convívio familiar, comunitário e, ainda, o direito do desenvolvimento da autonomia. O acompanhamento às famílias é realizado de acordo com a demanda apresentada, mas é possível observar que as famílias, em sua maioria, demonstraram interesse e preocupação em relação aos cuidados especiais que o idoso necessite.

 

Atualmente, o mais importante é poder melhorar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando-lhes bem estar, saúde e equilíbrio, bem como momento de exposições de suas potencialidades e reafirmação dos aspectos positivos do envelhecimento, desmistificando a dependência e inatividade do idoso, conceito tais que, insistentemente, a sociedade estabelece.

 

Presidida por um médico geriatra, desenvolve atividades socioeducativas adaptadas, bem como diversas oficinas e recreações, dentre elas são:

 

 

 

Oficina do corpo:

 

Dança Sênior: visa melhorar a qualidade de vida dos idosos, bem como a parte emocional, promovendo o convívio social e trabalhando a coordenação motora, ganho de amplitude muscular, do tônus e da força muscular.

 

Exercícios com Respiron: fortalece a musculatura respiratória e contribui com a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

 

Ginástica Laboral na Cadeira (alongamento): visa promover a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora global, favorecendo assim a conscientização corporal.

 

Ginástica Laboral com Bastão: tem como objetivos melhorar a amplitude de movimentos e promover a conscientização corporal.

 

Dança Sênior com Bola: o objetivo principal dessa atividade é a socialização e a integração dos idosos melhorando assim as atividades físicas, mentais e emocionais, proporcionando a melhora na coordenação motora, na capacidade cognitiva e evitando assim o desgaste precoce do reflexo mental e permitindo a manutenção da capacidade intelectual.

 

 

Além de proporcionar alegria, ajudar a combater a depressão, ativar a memória e fortalecer os músculos.

 

Oficina de Meio Ambiente: confecção da horta suspensa e cuidados com o jardim;

 

Oficina de Recreação: Bingo;

 

Oficina de Artesanato: confecção de tapete de retalhos;

 

Oficina “Roda de Conversa”: discussão de temas de interesse dos idosos onde puderam compartilhar trocas de experiências;

 

Eventos Comemorativos: Aniversariantes do mês, Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Festa Junina e Confraternização de Fim de Ano.

 

 

Também são desenvolvidas atividades com as famílias e cuidadores dos idosos, bem como orientações sobre conduta familiar, fortalecimento da função protetiva da família e melhoria na convivência familiar, acesso à rede de serviços e benefícios sócio assistenciais. 

 

 

Para maiores informações, contato pelo telefone (16) 3662-4683.
(Fonte: Revista Qualita – nº 2 – edição de Maio de 2015 de autoria da Assistente Social “Marcela Cezillo Cabrini” CRESS 48256/9º).

Galeria de fotos


OS OBJETIVOS

A Realização da 25ª edição do “FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DI SAN GENNARO DE BATATAIS” tem como objetivos: o de resgatar, despertar e manter vivo o interesse público para a cultura do imigrante italiano e suas tradições; Em desenvolver a consciência social da população promovendo o voluntariado e fomentando sua participação em ações filantrópicas.

A REALIZAÇÃO

A Realização da 25ª edição do “FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DI SAN GENNARO DE BATATAIS” tem foco totalmente BENEFICIENTE, sendo promovida através da união de esforços das diretorias de entidades filantrópicas participantes na “ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES PROMOTORAS DO FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DI SAN GENNARO DE BATATAIS” entidade sem fins lucrativos, criada em 1993 exclusivamente para planejar, organizar, executar e over ao evento.

 

Desde sua organização o evento conta com a participação direta dos voluntários (membros e convidados) das entidades que com seus esforços e muito trabalho, revertem os valores apurados no evento, para sua utilização no custeio das suas atividades sociais e filantrópicas.

DATAS E HORÁRIOS

Abertura oficial: Às 20:00 horas do dia 09 de Setembro de 2016.

Datas: Aos finais de semana nos dias: 09,10 e 11 e 16, 17 e 18 de Setembro de 2016.

Horário: Todas as noites a partir das 20:00 e aos Sábados e Domingos Almoço a partir das 11:00.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

A programação artística oferece aos visitantes shows musicais com estilo variado, sendo um show de abertura e um show principal todas as noites e aos domingos as apresentações tem inicio no horário de almoço com apresentação de artistas locais.

O LOCAL

O evento é realizado na praça central de Batatais no entorno do Santuário Bom Jesus da Cana Verde, em uma área totalmente coberta de 3000m² onde são montadas as cozinhas, palco e cerca de 700 mesas (2800 lugares).

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

Em sua programação gastronômica, cada entidade participante oferece aos visitantes um prato típico italiano onde predominam as massas e pratos já consagrados tradicionalmente como as Fogazzas, Filet a parmegiana e o Frango com Polenta.

O cardápio é complementado com bebidas diversas, onde o destaque são os vinhos e suco de uva da Vinícola Garibaldi e nas sobremesas são oferecidos sorvetes e doces italianos.

O FORMATO COMERCIAL

O evento é realizado recinto aberto sendo totalmente voltado á participação popular, com entrada gratuita e total isenção de qualquer obrigatoriedade de consumo aos visitantes.









PROGRAMAÇÃO CULTURAL

  • Dia 11 às 19:00 horas missa em italiano celebrada pelo cônego Eloy Pupim com apresentação de cânticos gregorianos pelo coral João Paulo II no Santuário Bom Jesus da Cana Verde.
  • Nos dia 18 de setembro, durante o dia, será realizada a exposição de carros antigos com participação prevista de 350 veículos.
  • Encontro de motociclistas com almoço e show temático (a confirmar).
  • Encontro e almoço com show temático de clubes de Jeeps. (a confirmar).
  • Apresentação de Sangria de Espumante apresentada pelo Enólogo Miguel Carraro Neto da Vinícola Garibaldi (a confirmar).
  • Eleição da Garota e Garoto San Gennaro. (a confirmar).
  • Noite da Pizza com fornecimento da pizzaria eleita melhor pizza de São Paulo (a confirmar).
  • Concurso de Vitrines temáticas promovido pela ACE de Batatais.